quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cirurgia Plástica: Blefaroplastia

BLEFAROPLASTIA

Com o passar dos anos a nossa pele perde elasticidade, formam-se depósitos de gordura e assim ficamos com um aspecto mais velho. Os problemas como a pele descaída e os depósitos de gordura em volta dos olhos podem ser resolvidos com uma cirurgia plástica das pálpebras superiores e inferiores, a chamada Blefaroplastia. Algumas pessoas fazem esta operação aos 20 ou 30 anos por razões genéticas, pois as pálpebras parecem grandes e inchadas por natureza.

A pele em excesso e as bolsas que se formam nas pálpebras são sinais de envelhecimento da pele facial. Além do incômodo estético também podem atrapalhar a visão. A Cirurgia da Pálpebra, cujo nome técnico é Blefaroplastia é um procedimento de cirurgia plástica criado para corrigir estes problemas, estéticos e funcionais. Mesmo pessoas mais jovens, se tiverem uma tendência familiar podem apresentar este incômodo.

Os candidatos melhores para cirurgia de pálpebra são homens e mulheres fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas. Não existe uma idade ideal para a cirurgia, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década. Em casos raros, com tendência familiar de flacidez de pálpebras, a cirurgia pode ser feita mais cedo.

A Blefaroplastia pode ser feita isoladamente, ou em conjunção com outros procedimentos faciais de cirurgia como um Lifting ou elevação das sobrancelhas. Ou ser associada a outros procedimentos de medicina estética como Preenchimento e Toxina Botulínica .



As complicações menores que ocasionalmente seguem a Blefaroplastia incluem visão turva ou duplicada por alguns dias, edema temporário no canto das pálpebras; e uma assimetria leve. Alterações dos cílios também podem ocorrer. Edema e equimoses (manchas roxas) são transitórios.

O cirurgião não deve ser escolhido apenas por questões que envolvem preços ou facilidades de pagamentos, mas principalmente por confiança que deve ser mútua, do paciente para o médico e do médico para o paciente. Conhecer o cirurgião em uma consulta cuidadosa é muito importante para os bons resultados.

Planejamento da cirugia
A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico. Solicita então avaliações de especialistas como cardiologista, anestesista e outros clínicos se necessário, e complementa tudo com exames laboratoriais. Assim estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisar sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento.


Não deixe de informar ao cirurgião se tem qualquer alergia; se toma vitaminas, medicamentos (mesmo os mais simples), se utiliza álcool ou outras drogas, e se fuma. No período que antecede a cirurgia, não deixe de informar o cirurgião se tomou algum medicamento, mesmo os mais simples, como a aspirina e antiinflamatórios. A aspirina, como exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea por períodos de até 11 dias seguindo-se a tomada de um único comprimido.

Nesta consulta, o cirurgião receberá suas informações oftalmológicas e observará a produção de lágrimas. Se necessário uma consulta com um oftalmologista será solicitada. Deverá ser informado o uso de óculos e lentes de contato.
Você e o cirurgião vão discutir cuidadosamente suas metas e expectativas para a cirurgia. Necessitará discutir se vai realizar o tratamento em todas as quatro pálpebras ou só as inferiores ou só as superiores. Se a pele assim como a gordura será removida, e se quaisquer procedimentos adicionais são apropriados.

O cirurgião explicará as técnicas e anestesia que ele usará, e o tipo de local onde a cirurgia será executada. Assim como os riscos envolvidos
Estes cuidados todos não existem para criar medo e inseguranças e sim para considerarmos o respeito que qualquer ato cirúrgico, principalmente os estéticos, devem ter. Estes cuidados devem sim esclarecer mitos e desfazer expectativas incorretas e assim, com a segurança obtida, obter a tranqüilidade necessária para atingir os bons resultados.


Depois da Cirurgia
Depois da blefaroplastia estar terminada os pacientes experienciam algum inchaço durante pelo menos uma semana. Por vezes o inchaço pode ficar até 2 semanas. É comum os olhos estarem secos ou demasiado molhados num curto período de tempo depois da blefaroplastia, mas os cirurgiões plásticos podem recomendar gotas para os olhos e outros tratamentos para diminuir o desconforto durante o período de recuperação. Qualquer cicatriz que pode ser escondida com maquiagem e normalmente desaparece em uma ou uma semana e meia.


Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses).

Fisioterapia
Após a liberação do médico, o paciente encaminhará para sessões de drenagem linfática para diminuição do inchaço (edema) e possíveis complicações que venham a aparecer, que só a fisioterapia irá prevenir as fibroses, cicatrizes hipertróficas e desaparecimento das equimoses(manchas rochas).


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fisioterapia Uroginecológica do Assoalho Pélvico

Fisioterapia do ASSOALHO PÉLVICO

A fisioterapia do Assoalho Pélvico ou uroginecologia é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária de esforço (IUE) e as distopias genitais (popularmente conhecidas como “queda de bexiga”). É uma especialidade que atua na prevenção e tratamento de disfunções sexuais e perdas de urina(Incontinência urinária) e fezes(Incontinência Fecal).

Tipos de Incontinência Urinária:

Incontinência Urinária por Esforço:
A incontinência urinária caracteriza-se pela perda involuntária de urina de forma espontânea ou aos mínimos esforços(tosse, espirro, atividade física) e esta situação torna-se um inconveniente, tanto no aspecto social quanto higiênico, visto que nos casos mais graves, esta perda pode ocorrer pela simples vontade de urinar.

  • Como tratar: O tratamento consiste no fortalecimento do assoalho pélvico (períneo) e na reeducação do funcionamento da bexiga, além dos exercícios são usado equipamentos como cones vaginais, eletroestimulação, Biofeedback.


Incontinência Urinária de Urgência ou Urgi-Incontinência:
O paciente urina de forma exagerada durante todo o dia e a noite, e esse desejo torna-se incontrolável de urinar.

  • Como tratar: O tratamento é associado ao medicamento, eletroterapia, terapia comportamental e treinamento vesical.


Disfunções Sexuais
· Dor durante o sexo (dispareunia)
· Dificuldade ou ausência de orgasmo (anorgasmia)
· Diminuição da sensibilidade e força vaginal (flacidez vaginal)
· Impossibilidade de penetração (vaginismo)


Tipos de pacientes que podem ser submetidos ao tratamento:
· mulheres que apresentam incontinência urinária de qualquer natureza
· mulheres climatéricas
· pacientes com déficit neurológico que comprometa a função gênito-urinária
· Disfunção sexual
· Pós- parto
· Prolápso genital


No tratamento Fisioterapêutico são utilizados diversos recursos como a cinesioterapia (exercícios de Kegel), estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, biofeedback, calendário miccional (treino da bexiga), orientações gerais prescritas após minuciosa avaliação e reavaliação constante.


A atenção Fisioterapêutica melhora e diminui as disfunções da estática lombopélvica, facilitando a função uroesfincteriana e promovendo até a correção de outras disfunções. Os portadores de incontinência urinária, prolapsos e dores relacionados às cicatrizes cirúrgicas no períneo podem e devem ser tratadas por esse método: simples, indolor e eficaz.

O que é prolapso genital?
Significa queda (descida) de órgãos pélvicos como bexiga e útero através do canal vaginal, ocorrendo devido ao enfraquecimento da musculatura vaginal.


  • Como tratar: Através da Fisioterapia utiliza-se exercícios e equipamentos para fortalecimento dessa musculatura.

    Agende uma visita e confira preços e promoções que a Clínica Dermo Esthetic tem a oferecer.

Dra. Gisele Porto

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Radiofreqüência


Tratamentos estéticos que utilizam Radiofreqüência são considerados bem eficazes em seus resultados, uma vez que possuem a capacidade de gerar energia e forte calor sobre a camada mais profunda da pele, que proporciona como conseqüência uma reestruturação de toda a cadeia protéica aumentando as fibras de colágeno e elastina, ideal para eliminar flacidez, comprovadamente testado em protocolos que apresentam excelentes resultados.

A Radiofrequência é um equipamento que produz efeito térmico através de duas manoplas que aplicam tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal, como no caso da flacidez cutânea, envelhecimento, celulite, gordura localizada, fibroses, cicatriz hipertrófica, e quelóide.

Não é um tratamento invasivo, nem dolorido e alcança resultados rápidos e muito expressivos.Na redução de gordura, a Radiofreqüência aumenta a microcirculação sangüínea, a atividade enzimática, metabólica e térmica, ativando a “queima” da gordura, além de aumentar o consumo de energia em nível celular (ATP).

É importante destacar alguns benefícios da Radiofrequência:
- Melhora a arquitetura externa da pele
- Melhora a qualidade do Colágeno e da Elastina
- Reorientação das fibras de Colágeno
- Regeneração dos tecidos moles
- Aumento das atividades metabólica e enzimática
- Melhora a micro circulação
- Provoca vasodilatação
- Melhora a hidratação tecidual
- Aumenta a oxigenação

O resutado no rejuvenescimento facial é uma maior abertura nas expressões, além de suavizar as rugas naturalmente. Na celulite a elevação da temperatura interna do tecido promove aumento da circulação sanguínea em direção ao tecido conectivo, estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas no adipócito, reduzindo assim seu tamanho, melhorando inclusive a gordura localizada.

Quase todas as mulheres desenvolvem celulite, mais cedo ou mais tarde, de forma vísivel, mesmo aquelas que mantém o corpo magro e em forma, e é possível que seu aparecimento se deva à conjugação de diversos fatores como adeficiência de circulação sangüínea, que afeta as trocas entre o sangue e as células e essas toxinas ficam retidas formando nódulos celulíticos, assim como os desequilíbrios hormonais, alimentação desequilibrada, sedentarismo, fumo, genética familiar, stress, ansiedade, álcool...

Nos casos de fibroses pós-operatórias de lipoaspiração, principalmente aquelas que não são retiradas com tratamentos convencionais, o uso da radiofreqüência é a solução, justamente porque é nas fibroses crônicas que permanecem na região por anos, e ficam cada vez mais rígidas, e a radiofreqüência age e elimina o problema.

Algumas regiões do corpo mais acometidas pela flacidez são a região interna dos braços e das coxas que nem sempre conseguem bons resultados só com exercícios físicos, uma vez que eles conseguem trabalhar os músculos e não a flacidez da pele. A Radiofreqüência age exclusivamente nas áreas mais acometidas pela flacidez e seu resultado é bastante satisfatório.

O segredo do tratamento está em saber utilizar exatamente a temperatura correta para cada caso, e é no conhecimento desta temperatura que está o êxito do tratamento. O tempo determinado para cada tratamento vai de acordo com o objetivo narrado pelo paciente. O paciente deverá respeitar os dias exigidos pelo profissional de duas sessões semanais, já que o mesmo estimula a produção de colágeno e esse tempo de pausa vai agindo gradativamente.

A queixa no dia da avaliação é normalmente "deposição de gordura subcutânea".

Para garantir o sucesso do tratamento é necessário que exista um profissional da área da saúde treinado e habilitado para o manuseio do mesmo.

Dra. Darcy Cavalcante