domingo, 11 de abril de 2010

Acupuntura

Acupuntura é um método de tratamento que equilibra o Qi, que é a Energia ou Força Vital. Pontos de Acupuntura,são pontos focais de Qi localizados em canais de energia, e quando os fluxos de energia correm livremente por estes canais de energias a saúde é mantida. Quando este fluxo de energia é deficiente, excessivo ou bloqueado,a saúde é rompida, o que resulta em enfermidade ou dor.

Agulhas são colocadas em pontos específicos de Acupuntura, o Qi do corpo pode ser restabelecido, colocado em equilíbrio e o fluxo de energia devolvido ao normal. Acupuntura pode ser usada para tratar problemas agudos ou crônicos e também como tratamento preventivo.

Todo processo de utilização no tratamento da acupuntura, são utilizadas agulhas descartáveis,assim como as ventosas (ventosoterapia), môxa (moxabustão), as quais são preparadas à partir da erva Artemísia e também pressão (DO-IN), Ultra-som, estimulação cutânea, raio luminoso, eletricidade.

A Medicina Tradicional Chinesa(MTC) considera importante os fatores internos no tratamento de doenças, ressaltando a capacidade da acupuntura de regular o Qi (energia). Com isso, pode-se equilibrar o Yin e o Yang, relacionando as atividades materiais e funcionais dos tecidos e dos órgãos do corpo. A doença representa a manifestação de um desequilíbrio no sistema energético, caracterizada por excesso ou deficiência, a acupuntura efetivamente regula o funcionamento do corpo e fortalece sua resistência à doença.
"Por ele ter sido regulado, o Qi normal é estabilizado e o Qi excessivo é destruído”.

Acupuntura pode transmitir doenças?
Não. todas as agulhas que utilizamos são importadas, descartáveis e rigorosamente esterilizadas com técnicas cirúrgicas, o que torna seguro o tratamento.

Como é o tratamento e para que serve?
Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. As agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local,sendo retiradas depois de 20 minutos.

Além dos casos de dor, obesidade, bronquite,gastrite, ulcera, stress, depressão, ansiedade, distúrbios hormonais, sinusite, insônia, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, e várias doenças funcionais...

Posso associar acupuntura a outros tratamento?
Sim. Não é proibido associar a acupuntura a outros tratamentos.
Fisioterapia, homeopatia, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

As agulhas ficam na pele após o tratamento?
No caso da auriculoterapia sim, as agulhas que ficam para serem estimuladas na orelha e são cobertas com micropore ( fita adesiva não alérgica ). Já as agulhas corporais são retiradas logo após as sessões.

Eletroacupuntura
Técnica que utiliza a eletricidade aplicada as agulhas de acupuntura com intensidade e formas variadas com o objetivo de gerar estímulos elétricos neurofisiológicos e, com isto, levar ao equilíbrio homeostático do corpo.

Auriculoterapia
É um tratamento de acupuntura na orelha, buscando soluções para nossas angústias e desconsolo, a medicina apresenta novas descobertas. Uma delas é a medicina alternativa, este tratamento terapêutico consiste na estimulação dos pontos cutâneos específicos da orelha, promovendo assim uma estabilidade interna do organismo.

A Auriculoterapia é utilizada no tratamento do tabagismo, obesidade, enxaqueca, dores em geral, depressão, ansiedade, coluna e síndrome do pânico, dentre outras. Este tipo de medicina vem atraindo cada vez mais pessoas, que buscam tratamentos alternativos, sem muita dor e sem remédios químicos. Auriculoterapia não possue nenhuma contra indicação.

A Auriculoterapia é desenvolvida para dar uma maior harmonia ao corpo, melhorando o equilíbrio do organismo. Mas deve-se lembrar que não cura todos os tipos de doenças. Não podemos falar em Aurículoterapia sem conhecer um pouco de acupuntura.


Dra.Darcy Cavalcante